SINOPSE
Texto premiado de Roberto Athayde, essa versão de “Apareceu a Margarida” teve a professora desdobrada em 15 Margaridas (uma delas interpretada por Dedina Bernardelli), antes feita por apenas uma atriz (Marília Pera), vencedora do Prêmio Molière de melhor atriz, em 1973.
Dona Margarida é o retrato fiel de um ser humano cheio de complexidades e contradições. Altera seu comportamento repentinamente, indo da doçura maternal aos limites da crueldade e da violência psicológica. Suas atitudes se tornam ditatoriais e opressoras, estabelecendo-a como um poder supremo e inquestionável diante dos alunos, destacando assim a característica manipulável do ser humano.
A peça de Roberto Athayde foi montada em diversos países, sendo que em Paris, o papel foi defendido por Annie Girardot e na Inglaterra por Glenda Jackson.
FICHA TÉCNICA
Autor: Roberto Athayde
Direção: Clovis Levi
Cenários: José Luiz Bartolo
Figurinos: Grupo Caravana de Cena
Iluminação: Jorginho de Carvalho
ELENCO: Dedina Bernardelli, Bianca de Felippes, Alexandre Plubins, Anuska Pereira, Euclydes Cortez, Fernando Pires, Humberto Montenegro, Jorge de Lima, Luis Eduardo Pinheiro, Maleka Moraes, Margô, Marisa Belém, Sara Grosseman, Sérgio Argueller, Sheyla Dorfman, Silvia Carvalho, Silvio Ferrari, Sula Vieira